10
JUL
13 de julho é dia de celebrar o mais rebelde dos gêneros musicais, que influencia o comportamento de jovens no mundo todo desde o seu nascimento no final dos anos 1940: o rock’n’roll. Seus quase 80 anos de músicas vibrantes já colocaram diversas gerações para dançar, pular e gritar, e com certeza são merecedores de um dia próprio para lembrar a importância do rock para a música mundial.
O Dia do Rock nasceu durante o festival Live Aid, em 1985. O evento era uma ação beneficente para a erradicação da fome na Etiópia, com shows simultâneos na Filadélfia, nos Estados Unidos, e em Londres, na Inglaterra, e contou com alguns dos maiores nomes do rock internacional como The Who, Queen, BB King e Led Zeppelin. Phill Collins, vocalista da banda Genesis, que também se apresentava no evento, anunciou durante a performance que aquele deveria se tornar o Dia Mundial do Rock, por reunir tantas lendas do gênero em um só evento.
A data não poderia passar em branco aqui no blog do Yázigi, e separamos 13 hinos em inglês do rock’n’roll para celebrar a sua história. Confira:
Para começar a nossa lista, uma das canções mais famosas do pioneiro do rock’n’roll, Chuck Berry, que começava a sua carreira nos anos 50.
Deep down in Louisiana, close to New Orleans
Way back up in the woods among the evergreens
There stood a log cabin made of earth and wood
Where lived a country boy named Johnny B. Goode
Who never ever learned to read or write so well
But he could play a guitar just like a-ringin' a bell
Durante os anos 60, acontecia a “invasão britânica”, um superfluxo de bandas e artistas britânicos invadindo as rádios de todo o mundo com a sua versão do rock. Uma dessas bandas era o The Who, e “My Generation” marcava o espírito de liberdade e desafio às regras do período.
People try to put us down
(Talkin' 'bout my generation)
Just because we get around
(Talkin' 'bout my generation)
Things they do look awful cold
(Talkin' 'bout my generation)
Hope I die before I get old
(Talkin' 'bout my generation)
“(I Can’t Get No) Satisfaction” é lembrada por um das maiores bandas de rock do mundo, os também britânicos Rolling Stones. Lançada em 1965, o espírito rebelde da música é marcante do estilo da banda, que teve uma enorme influência sobre o comportamento da juventude da época.
When I'm drivin' in my car
And that man comes on the radio
He's tellin' me more and more
About some useless information
Supposed to drive my imagination
I can't get no
Oh, no, no, no
Hey, hey, hey
That's what I say
I can't get no satisfaction
O fim dos anos 1960 e o início dos anos 1970 trouxeram o rock psicodélico de Grateful Dead, Jefferson Airplane, Jimi Hendrix e a “rainha do rock”, Janis Joplin.
I pulled my harpoon
Out of my dirty red bandana
I was playin' soft
while Bobby sang the blues
Windshield wipers slappin' time
I was holdin' Bobby's hand in mine
We sang every song that driver knew
Misturando influências do blues às guitarras pesadas, que futuramente dariam origem ao Heavy Metal, o Led Zeppelin lançou seu primeiro álbum em 1969 e é considerado até hoje um dos grupos mais completos da história da música.
It's been a long time since I rock and rolled
It's been a long time since I did the stroll
Let me get it back, let me get it back
Let me get it back, baby, where I came from
It's been a long time, been a long time
Os anos 1970 foram berço de diversas vertentes do rock, entre elas o Punk: músicas “rápidas”, produzidas com os famosos três acordes e letras mais agressivas. Algumas das bandas mais conhecidas do gênero foram Sex Pistols, New York Dolls, Stooges e os lendários Ramones.
Hey ho, let's go!
They're forming in a straight line
They're goin’ in a tight wind
The kids are losing their minds
Blitzkrieg Bop
They're piling in the backseat
They're generating steam heat
Pulsating to the back seat
Blitzkrieg Bop
O Black Sabbath representa outra vertente nascida nos anos 1970, o Heavy Metal. Um rock mais “alto”, com o timbre saturado e distorcido dos amplificadores criando uma atmosfera “sombria” para as músicas.
He was turned to steel
In the great magnetic field
When he travelled time
For the future of mankind
O Queen marca o fim dos anos 1970 e começo dos 1980 com um rock mais próximo do Pop, que flertava com os mais diferentes gêneros, em um estilo único que os transformaria em ícones da música mundial.
And bad mistakes
I've made a few
I've had my share of sand
Kicked in my face
But I've come through
And we mean to go on and on and on and on
We are the champions, my friends
And we'll keep on fighting
Till the end
O New Wave era mais uma vertente do rock, que surgia durante os anos 1980 com muitos sintetizadores e melodias dançantes. B-52’s é um dos grupos mais expressivos do gênero.
I'm headin' down the Atlanta highway, lookin' for the love getaway
Heading for the love getaway, love getaway
I got me a car, it's as big as a whale and we're headin' on down
To the Love Shack
O Guns ‘N Roses é uma das mais conhecidas bandas de Hard Rock do final dos anos 1980, cujo álbum de estreia, “Appetite for Destruction”, ainda é um dos mais vendidos no mundo todo.
Welcome to the jungle
We got fun and games
We got everything you want
Honey, we know the names
We are the people that can find
Whatever you may need
If you got no money, honey
We got your disease
O estilo Grunge marca os anos 1990, um rock alternativo com letras apáticas cantadas por jovens de roupas despojadas. O Nirvana é um dos seus maiores representantes.
With the lights out, it's less dangerous
Here we are now, entertain us
I feel stupid and contagious
Here we are now, entertain us
O Indie dos Strokes reflete o rock do século 21, que mistura a influência do som da década de 1960 com elementos mais atuais. Esse tipo de música vem da cena underground, em sua maioria produzida de maneira independente das grandes gravadoras.
I say the right things but act the wrong way
I like it right here but I cannot stay
I watch the TV; forget what I'm told
Well, I am too young, and they are too old
Oh, man, can't you see I'm nervous, so please
Pretend to be nice, so I can be mean
I miss the last bus, we take the next train
I try but you see, it's hard to explain
A dupla Black Keys é bastante representativa do Rock Alternativo moderno: começaram gravando e produzindo as próprias músicas em uma garagem com equipamentos improvisados e acabaram se tornando um dos grupos mais expressivos do gênero na década de 2010. Seu estilo único combina o Blues com sons do Pop e da música eletrônica, explorando uma nova fase do rock.
Well I’m so above you, and it's plain to see
But I came to love you anyway
So you pull my heart out
And I don't mind bleeding
Any of the time you keep me waiting, waiting, waiting
Oh, oh, oh, I got a love that keeps me waiting
A música é uma ótima ferramenta para praticar o inglês e se divertir! Seja qual for o seu estilo favorito, inspire-se nas escolhas do Yázigi para ampliar sua playlist e curta o Dia do Rock!
Confira também no Spotify a playlist do Yázigi "Para cantar em inglês", no nosso blog as músicas românticas para você mandar para o crush e as melhores músicas para curtir durante uma viagem. Temos dicas de músicas para todos os momentos que você precisar! Conte pra gente nos comentários qual é a música que você mais arrasa cantando.