17
OUT
Quando aprendemos o vocabulário em inglês ou outro idioma, algumas palavras sempre são vistas junto com os substantivos.
Quem aprende português como segunda língua, por exemplo, aprende substantivos com seus gêneros (feminino ou masculino).
O que acontece no inglês é que, normalmente, os substantivos são apresentados ao lado dos artigos: “a”, “an” e “the”.
Muitos estudantes acabam aprendendo essas estruturas todas juntas. Assim, também acabam sem saber como usar os artigos em outros contextos.
Entre eles, “the” é o mais fácil de compreender. Mas existe também o “a” e “an”, e para saber mais sobre o uso deles precisamos explorar a gramática de inglês.
A seguir, vamos explicar o uso dos artigos indefinidos. De quebra, você vai aumentar seu vocabulário com nossos exemplos. Confira:
Na gramática de inglês, bem como na do português, artigos são palavras que indicam especificidades. Existem dois tipos: os definidos e os indefinidos.
Artigos definidos, como o nome já diz, são aqueles que definem o substantivo que vem depois. Em inglês, só existe um artigo definido: “the”.
O “the” vem antes de substantivos para indicar que ele é algo específico – ou seja, definido. Por exemplo:
Nesses exemplos, estamos falando de pessoas específicas. Sabemos disso também em português por causa do uso de “o” e “a”.
Porém, se falamos em português de “um homem” ou “uma professora de inglês”, não estamos especificando quem é. Isso porque “um” e “uma” são artigos indefinidos.
Em inglês, “a” e “an” são os artigos indefinidos que cumprem essa mesma função. Os dois funcionam tanto para o feminino quanto para o masculino. Portanto, você pode dizer:
Nesse caso, qual é a diferença entre “a” e “an”?
Aprenda a gramática básica do inglês com nosso e-book gratuito.
Quando utilizados na mesma frase, os artigos definidos e indefinidos mudam o sentido geral. Por exemplo:
Porém, “a” e “an” são ambos artigos indefinidos, e podem ser utilizados no masculino e no feminino. Então, quando usar cada um deles?
A regra geral para o uso dos artigos indefinidos é bem simples. Se uma palavra começa por um som de vogal (a, e, i, o, u), se usa “an”.
Caso a palavra comece por um som de consoante, no entanto, se usa “a”.
Por isso, usamos:
É preciso ter muita atenção com essa regra. Perceba que não falamos que a palavra começa com uma vogal ou consoante, mas sim com o som de vogal ou consoante.
Qual é a diferença? Analise as duas frases a seguir;
Tanto “house” quanto “honest” começam com "h”, que é uma consoante. Porém, no primeiro caso, “house” começa com um som de “r” leve. Já no segundo, o “h” de “honest” é mudo, ou seja, temos som de vogal.
Assim, “house” começa com som de consoante, e “honest” começa com som de vogal. Então, o primeiro tem o artigo “a”, e o segundo, “an”.
Outros exemplos de palavras que começam por “h” são:
Lembre-se que “w” e “y” são sons de consoante em inglês. Isso pode causar confusão, porque eles se parecem com sons de vogais em português (“u” e “i”).
É comum que palavras que começam com as letras “e” e “u” em inglês comecem pelo som de “w” ou “y”. Consequentemente, o artigo indefinido utilizado com elas é “an”.
Confira, a seguir, algumas expressões de exemplo:
Para aprender a usar os artigos indefinidos, a melhor dica é sempre praticar. Leia muitas frases, copie exemplos com contexto e faça exercícios sempre que puder.
Por isso, não pense em fazer listas para decorar palavras com “a” e palavras com “an”. Foque em um estudo amplo, com frases completas e muito contexto.
Para ajudar nos seus estudos, vamos dar mais alguns exemplos do uso desses artigos. Não se esqueça de anotar novas palavras para ampliar seu vocabulário!
Você já conhecia a diferença entre “a” e “an”? Para aprender ainda mais sobre a língua inglesa e se tornar um cidadão do mundo, matricule-se em um dos cursos de inglês do Yázigi!