09
FEV
Ter uma franquia de curso de inglês exige muito estudo, preparação e conhecimento da área. Porém, também exige uma série de soft skills que vão fazer a diferença na sua gestão.
O que são soft skills? São habilidades comportamentais relacionadas ao seu desempenho e ao seu relacionamento com a equipe.
Elas não são habilidades técnicas, como saber fazer um balanço financeiro ou redigir um contrato. Elas estão relacionadas a como nos portamos, tomamos decisões e nos comunicamos.
Algumas soft skills são muito importantes para quem quer empreender. Logo, ter uma franquia de curso de inglês exige habilidades que vão além do técnico.
Confira abaixo algumas soft skills importantes para donos de franquias e como desenvolvê-las. Vamos lá?
Quem tem uma franquia de curso de inglês está se aventurando no mundo do empreendedorismo.
Sendo assim, as habilidades abaixo são pensadas para otimizar o desempenho e os resultados de empreendedores. Elas são:
Liderança é, sem dúvida, a soft skill principal para um empreendedor. Sem que você tome a frente, nada vai evoluir no seu negócio.
Em uma franquia de curso de inglês, um bom líder é aquele que motiva sua equipe. Aprender a contrabalancear regras e incentivo é uma habilidade fundamental.
Hoje em dia, sabemos que a melhor maneira de manter uma equipe engajada é descentralizar a tomada de decisões.
Ou seja, o líder de uma empresa não toma suas decisões sozinho. Porém, em muitos casos, será preciso saber fazer escolhas sem consultar ninguém.
Em casos urgentes, ou que não possam ser revelados a toda a equipe, o líder deve decidir sozinho. Por isso, é essencial que ele saiba tomar decisões de forma consciente.
Um erro comum de empreendedores é se colocarem muito acima de suas equipes. Na verdade, em uma franquia de curso de inglês, o trabalho de todos na equipe é essencial.
Logo, os donos de franquias precisam saber trabalhar em equipe. Isso significa delegar, elogiar, compreender e motivar seus colegas.
Leia também: GESTÃO ESCOLAR: 8 DICAS PARA MANTER A EFICIÊNCIA DA INSTITUIÇÃO
Saber se comunicar é o tipo de soft skill que muitas pessoas acreditam ter, mas precisam melhorar.
Isso porque é muito fácil tornar uma comunicação confusa. Ela pode ser ambígua, fora de contexto, dar informações de menos ou demais.
Um bom empreendedor precisa trabalhar sua habilidade de comunicação. Assim, ele garante conversas mais produtivas com a equipe e com os clientes.
No empreendedorismo, lidar com o inesperado é uma certeza. A todo momento, você vai precisar mudar de planos e encontrar novas soluções.
Sendo assim, quem tem uma franquia de curso de inglês precisa ser flexível. Ter criatividade, saber dar a volta por cima e não desanimar com contratempos é essencial.
Por fim, a última soft skill relevante para empreendedores também tem a ver com flexibilidade e adaptação.
Quem tem uma franquia de curso de inglês se depara com desafios constantemente. Alguns deles, no entanto, são maiores e mais difíceis de conquistar. Em alguns casos, podem levar ao fracasso.
A resiliência é a habilidade de não se deixar abater por isso. Todos ficamos desanimados, às vezes, mas não desistir mesmo com o desânimo é fundamental para empreendedores.
Essas são algumas soft skills importantes para quem tem uma franquia de curso de inglês. Porém, como desenvolvê-las?
Como dissemos anteriormente, soft skills não são habilidades técnicas. Isso quer dizer que não há um manual oficial de como ser um líder, ou como se tornar mais flexível.
No entanto, é possível desenvolver essas habilidades aos poucos. Confira nossas dicas para fazer isso:
É muito difícil desenvolver uma habilidade que você não acha que precisa. Por isso, é preciso ser honesto consigo mesmo e entender no que é necessário melhorar.
O autoconhecimento vai ajudá-lo a reconhecer seus pontos fortes e fracos. Ao reconhecer os pontos fracos, mantenha a mente aberta para aprender.
Muitos empreendedores trabalham suas habilidades de oferecer feedback. Porém, saber receber feedback é igualmente importante.
Preste atenção no que é dito sobre seu desempenho como líder. Então, peça sugestões de como melhorar.
Não existem manuais oficiais para desenvolver soft skills. No entanto, existem muitos livros em que os autores contam suas próprias experiências em busca dessas habilidades.
Lendo sobre o assunto, você pode descobrir técnicas e hábitos que vão ajudá-lo. Faça seus próprios experimentos para descobrir o que funciona para você.
Ainda que não haja um único caminho para desenvolver soft skills, você pode procurar por ajuda para trilhar o seu.
Hoje em dia, existem mentorias e cursos que podem ajudar nesse sentido. Você vai aprender boas técnicas e desenvolver seus soft skills aos poucos.
Em alguns casos, é recomendado buscar a ajuda de um psicólogo. Por exemplo, se você tem problemas com raiva ou estresse excessivo.
Enquanto estiver aprendendo os soft skills necessários para quem tem uma franquia de curso de inglês, pratique constantemente.
Não perca oportunidades de praticar só porque você não está no nível em que queria estar. Quanto mais prática, mais você vai receber feedback e mais vai polir suas habilidades.
Por último, saiba que esse não é um caminho linear. Aprender soft skills é, de uma forma ou de outra, aprender a mudar seus hábitos comportamentais.
Isso significa que você pode, a qualquer momento, voltar aos hábitos anteriores. Porém, trabalhando suas habilidades aos poucos, é possível se desenvolver ainda assim.
O desenvolvimento de soft skills não é algo que tem um ponto final. Você não vai receber um certificado dizendo que já sabe tudo sobre tomar decisões.
Por isso mesmo, é necessário ter uma mentalidade de aprendizado e crescimento. Você sempre vai estar evoluindo.
Essa evolução faz parte da vida de quem tem uma franquia de curso de inglês. Logo, se você está demorando para ver resultados, não desanime.
Pratique sua resiliência e sua flexibilidade. Peça ajuda da sua equipe, dos amigos e de profissionais. Com o tempo, sua atitude vai mudar. E isso vai se refletir na sua franquia.
Quer mais dicas para gerenciar uma franquia de curso de inglês? Acesse o site da Yázigi e saiba mais!