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FEV
Entrar para o mundo do empreendedorismo exige muito jogo de cintura e, também, algum conhecimento em administração, mercado e concorrência. Para ajudar nesse caminhar existem alguns livros de marketing que são leituras essenciais.
Focados em estratégias para iniciantes no mundo dos negócios e para franqueados, alguns títulos ajudam a esclarecer dúvidas pontuais na hora de promover e planejar ações de trabalho durante o ano.
Uma franquia de escola de idiomas é um investimento que tem todas as possibilidades e probabilidades de atingir o sucesso.
Mas é preciso se atentar a todos os detalhes que tornam um empreendimento uma fonte verdadeiramente rentável.
Um bom exemplo disso é seguir a corrente de mudanças do mercado no qual está inserido, assim como saber driblar percalços que podem surgir por fatores de força maior, como a economia.
Estar preparado para enfrentar dificuldades que possam surgir e, trabalhar de maneira inteligente e objetiva para se destacar e seguir em crescimento, é um desafio que todo empreendedor precisar tomar para si.
A leitura de livros de marketing e outros segmentos deve estar sempre em dia e ser um hábito rotineiro.
Confira alguns títulos obrigatórios que todo dono de franquia deve conhecer!
Os livros de marketing selecionados trazem dicas e conceitos clássicos e imutáveis para quaisquer estratégias de crescimento, venda e validação de uma marca.
E também mostram novas formas de lidar com o consumidor atual, a tecnologia e toda a dinâmica necessária para ganhar espaço e prestígio.
Outros títulos são mais segmentados, voltados exclusivamente para o universo das franquias no Brasil, com dicas, instruções e macetes para conquistar a estabilidade desejada como empreendedor.
O segredo de atender bem e ser uma referência no atendimento ao cliente. Nesse livro é possível encontrar a filosofia da Disney para conseguir proporcionar aos seus visitantes a melhor experiência possível.
Nele há relatos de membros do elenco de colaboradores e, também, de executivos do alto escalão que fazem parte de programas do Disney Institute.
Um livro que fala sobre ser, reconhecer e se tornar: vencedor. Nele é possível encontrar análises aprofundadas sobre o universo de franchising, trazendo dicas pontuais para que o futuro franqueado entenda como funciona o sistema em detalhes.
Também faz uma leitura dos perfis de líderes (franqueadores) de sucesso, como é possível reconhecer um bom negócio e, claro, como descobrir se a franquia escolhida por você tem o seu perfil para que possa, também, se tornar um vencedor.
O livro de Robert Cialdini não é exatamente um livro de marketing, mas apesar disso traz muitos conceitos que acabaram se tornando essenciais para abordagens e estratégias na área.
Ele revela o conceito sobre como fazer uma leitura e interpretação do ser humano, seus anseios, desejos e ambições.
A partir daí – dos chamados gatilhos mentais -, é possível criar estratégias de marketing para persuadir o cliente em potencial a consumir seu produto ou serviço.
Um clássico do marketing “A Vaca Roxa” mostra ao leitor uma análise caprichada sobre o novo mercado consumidor no qual estamos inseridos.
Ensinando técnicas e estratégias para conquistar consumidores cada vez mais exigentes e que estão sempre em busca de “algo mais” na hora de fechar uma compra.
O que faz com que algo seja um verdadeiro sucesso de público e mídia? O livro Contágio traz uma extensa pesquisa que detalha quais fatores fazem com que algo viralize na internet capaz de se tornar um fenômeno de compartilhamentos e engajamento.
O livro de Emanuel Rosen surgiu após mais de 150 entrevistas com executivos da área de marketing. É um clássico entre os livros de marketing e leitura obrigatória.
Nele o autor mostrar como as marcas surgem no mercado, como se tornam relevantes para o consumidor e ensina meios de atrair clientes tornando-os veículos ativos de propagação do seu produto, serviço e marca.
A comunicação e parceria entre franqueados e franqueadores é ponto central da obra do australiano Greg Nathan.
Ele faz uma conexão da importância do relacionamento entre os dois pilares do franchising, afinal, o mercado de franquias depende de que esses dois lados caminhem juntos em busca de um mesmo objetivo.
É preciso que o franqueado entenda a marca que irá representar e siga as diretrizes passadas quando assina o contrato. Do mesmo modo é primordial que o franqueador dê todo o suporte e treinamento necessários para que seu parceiro tenha sucesso.
Um livro que une teoria e prática. Mostrando exemplos reais de franqueados de sucesso e quais os pontos centrais um empreendedor deve priorizar para alavancar seu negócio.
“Gestão de Ponto de Venda” é uma obra para quem deseja aprender sobre as boas práticas na hora de administrar uma franquia. Tendo como base: vendas, pessoas e finanças como instrumentos para potencializar resultados.
E, então, já leu ou já conhecia alguns dos livros de marketing que selecionamos e indicamos acima?
Manter-se atualizado e preencher suas horas livres com conhecimento técnico e estratégico é fundamental para quem busca ter sucesso nos negócios e retorno no investimento aplicado em uma franquia.
Quer mais dicas como essa? Confira mais um de nossos artigos “Franquia de curso de inglês: livros essenciais para franqueados”.