8 LIVROS DE MARKETING PARA DESENVOLVER SUA FRANQUIA

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

03

FEV

Entrar para o mundo do empreendedorismo exige muito jogo de cintura e, também, algum conhecimento em administração, mercado e concorrência. Para ajudar nesse caminhar existem alguns livros de marketing que são leituras essenciais. 

Focados em estratégias para iniciantes no mundo dos negócios e para franqueados, alguns títulos ajudam a esclarecer dúvidas pontuais na hora de promover e planejar ações de trabalho durante o ano. 

Uma franquia de escola de idiomas é um investimento que tem todas as possibilidades e probabilidades de atingir o sucesso. 

Mas é preciso se atentar a todos os detalhes que tornam um empreendimento uma fonte verdadeiramente rentável. 

Um bom exemplo disso é seguir a corrente de mudanças do mercado no qual está inserido, assim como saber driblar percalços que podem surgir por fatores de força maior, como a economia. 

Estar preparado para enfrentar dificuldades que possam surgir e, trabalhar de maneira inteligente e objetiva para se destacar e seguir em crescimento, é um desafio que todo empreendedor precisar tomar para si. 

A leitura de livros de marketing e outros segmentos deve estar sempre em dia e ser um hábito rotineiro. 

Confira alguns títulos obrigatórios que todo dono de franquia deve conhecer! 

Livros de marketing: veja quais títulos podem ajudar sua franquia crescer 

Os livros de marketing selecionados trazem dicas e conceitos clássicos e imutáveis para quaisquer estratégias de crescimento, venda e validação de uma marca. 

E também mostram novas formas de lidar com o consumidor atual, a tecnologia e toda a dinâmica necessária para ganhar espaço e prestígio. 

Outros títulos são mais segmentados, voltados exclusivamente para o universo das franquias no Brasil, com dicas, instruções e macetes para conquistar a estabilidade desejada como empreendedor. 

8 livros de marketing que devem figurar na sua biblioteca pessoal. 

#1 O jeito Disney de encantar os clientes: Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar (Disney Institute) 

O segredo de atender bem e ser uma referência no atendimento ao cliente. Nesse livro é possível encontrar a filosofia da Disney para conseguir proporcionar aos seus visitantes a melhor experiência possível. 

Nele há relatos de membros do elenco de colaboradores e, também, de executivos do alto escalão que fazem parte de programas do Disney Institute. 

#2 Guia do franqueado (Paulo C. Mauro) 

Um livro que fala sobre ser, reconhecer e se tornar: vencedor. Nele é possível encontrar análises aprofundadas sobre o universo de franchising, trazendo dicas pontuais para que o futuro franqueado entenda como funciona o sistema em detalhes. 

Também faz uma leitura dos perfis de líderes (franqueadores) de sucesso, como é possível reconhecer um bom negócio e, claro, como descobrir se a franquia escolhida por você tem o seu perfil para que possa, também, se tornar um vencedor. 

#3 As Armas da persuasão (Robert Cialdini) 

O livro de Robert Cialdini não é exatamente um livro de marketing, mas apesar disso traz muitos conceitos que acabaram se tornando essenciais para abordagens e estratégias na área. 

Ele revela o conceito sobre como fazer uma leitura e interpretação do ser humano, seus anseios, desejos e ambições. 

A partir daí – dos chamados gatilhos mentais -, é possível criar estratégias de marketing para persuadir o cliente em potencial a consumir seu produto ou serviço. 

#4 A Vaca Roxa (Seth Godin) 

Um clássico do marketing “A Vaca Roxa” mostra ao leitor uma análise caprichada sobre o novo mercado consumidor no qual estamos inseridos. 

Ensinando técnicas e estratégias para conquistar consumidores cada vez mais exigentes e que estão sempre em busca de “algo mais” na hora de fechar uma compra. 

#5 Contágio – Por Que As Coisas Pegam (Jonah Berger) 

O que faz com que algo seja um verdadeiro sucesso de público e mídia? O livro Contágio traz uma extensa pesquisa que detalha quais fatores fazem com que algo viralize na internet capaz de se tornar um fenômeno de compartilhamentos e engajamento. 

#6 Buzz: Marketing de Boca em Boca (Emanuel Rosen) 

O livro de Emanuel Rosen surgiu após mais de 150 entrevistas com executivos da área de marketing. É um clássico entre os livros de marketing e leitura obrigatória. 

Nele o autor mostrar como as marcas surgem no mercado, como se tornam relevantes para o consumidor e ensina meios de atrair clientes tornando-os veículos ativos de propagação do seu produto, serviço e marca. 

#7 Parcerias Lucrativas – Melhore seus relacionamentos no franchising e mude sua vida (Greg Nathan) 

A comunicação e parceria entre franqueados e franqueadores é ponto central da obra do australiano Greg Nathan. 

Ele faz uma conexão da importância do relacionamento entre os dois pilares do franchising, afinal, o mercado de franquias depende de que esses dois lados caminhem juntos em busca de um mesmo objetivo. 

É preciso que o franqueado entenda a marca que irá representar e siga as diretrizes passadas quando assina o contrato. Do mesmo modo é primordial que o franqueador dê todo o suporte e treinamento necessários para que seu parceiro tenha sucesso. 

#8 Gestão do Ponto de Venda: Os papéis do franqueado de sucesso (Adir Ribeiro, Maurício Galhardo, Leonardo Marchi, Luís Gustavo Imperatore e Tonini Júnior) 

Um livro que une teoria e prática. Mostrando exemplos reais de franqueados de sucesso e quais os pontos centrais um empreendedor deve priorizar para alavancar seu negócio. 

“Gestão de Ponto de Venda” é uma obra para quem deseja aprender sobre as boas práticas na hora de administrar uma franquia. Tendo como base: vendas, pessoas e finanças como instrumentos para potencializar resultados. 

E, então, já leu ou já conhecia alguns dos livros de marketing que selecionamos e indicamos acima? 

Manter-se atualizado e preencher suas horas livres com conhecimento técnico e estratégico é fundamental para quem busca ter sucesso nos negócios e retorno no investimento aplicado em uma franquia. 

Quer mais dicas como essa? Confira mais um de nossos artigos “Franquia de curso de inglês: livros essenciais para franqueados”.

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning